“Não abras este livro” na Biblioteca de Penacova

As crianças das EB1 do Agrupamento de Escolas de Penacova assistiram durante esta semana a uma hora do conto integrada no projeto de promoção da leitura “A Ler+: a leitura dá-te mais mundo”, da Rede de Bibliotecas de Penacova.

“Não abras o livro” de Andy Lee foi a história escolhida. Um livro com um título que desafia o leitor a abri-lo, pois todos sabemos que “o fruto proibido é o mais apetecido”. O narrador vai repetindo as palavras do título a cada dupla página, mas o leitor nunca obedece. Todos os argumentos são válidos: até amuar e deixar de falar com o leitor, fazer queixinhas aos pais, dar “guito” ou um carro voador e finalmente mudar de tática e pedir para virar a página. Sabemos que o livro está amaldiçoado, mas só no fim é que percebemos a razão pela qual não se podia virar a página.