“Meu Querido Fim do Mundo – ConsCiência” apresentado em Reunião de Câmara

Os alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova, Íris Jesus, João Seco, Luís Martins e Sara Coelho, apresentaram na última Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Penacova, o trabalho de sua autoria  “Meu Querido Fim do Mundo – ConsCiência” que, com coordenação da Prof. Maria Emília Fonseca e o apoio da Prof. Cristina Simões, concorreu à 15ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho – Ciência na Escola.

Com uma enorme componente cívica, este trabalho que, abordou a temática dos incêndios, numa tentativa de perceber uma realidade tão impactante na região,  no meio ambiente e na própria vida das pessoas levou este grupo de alunos ao terreno para fazer várias experiências, em busca de uma melhor compreensão das causas e consequências do enorme flagelo que assolou a região no ano transato.

Em uníssono, o executivo camarário felicitou os alunos pelo projeto, cuja apresentação foi concluída com a frase - “É bom pensar que o meu querido mundo…não teve o seu fim” -, pela atualidade do tema e parabenizou o Agrupamento de Escolas pelo facto de se mostrar sempre bastante ativo, na participação em projetos tão transversais, levando os alunos a mostrar, independentemente da sua idade e do ciclo pedagógico que frequentam, toda a sua capacidade de análise que, num tema como este, tão trágico e atual, é obviamente bastante complexa.

De salientar, igualmente o papel determinante das Professoras, que coordenaram e deram o apoio à realização do projeto, nomeadamente no que toca ao despertar de consciências na comunidade para temas tão profundos e fraturantes, ajudando na sua melhor compreensão e na captação de novos conceitos.