No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, o município de Penacova, promoveu, hoje, uma ação participativa denominada “Saúde no Feminino”.
Promovido pela Equipa para a Igualdade na Vida Local e em cumprimento do Plano Municipal para a Igualdade e não Discriminação, o momento juntou várias mulheres da comunidade num contexto de partilha de conhecimentos, experiências e preocupações, com o propósito de existir uma maior compreensão, para dar uma melhor resposta através das ações e políticas públicas da autarquia.
No âmbito da ação foram dinamizados quatro grupos de trabalho: saúde mental, promovido pelo Gabinete Municipal de Apoio Psicológico; saúde materna, dinamizado pela Enf.ª Filipa Oliveira; Cancro na Mulher, dinamizado por Sónia Silva da Liga Portuguesa Contra o Cancro; e mulher e menopausa, dinamizado por Cristina Oliveira, da Associação VIDAs (Associação Portuguesa de Menopausa). Todas as participantes foram convidadas a participar em todos os grupos, num momento dinamizado por Carla Duarte, do Instituto Pedro Nunes.
Deste trabalho de escuta ativa, resultaram conclusões que irão enriquecer a ação da autarquia em matéria de igualdade de género e de promoção da saúde.
Magda Rodrigues, vice-presidente e vereadora com os pelouros da Cidadania e Igualdade e da Saúde, enfatizou a importância desta ação em que se procurou “ouvir as mulheres, dar-lhes voz, numa matéria de tão grande importância como a sua saúde; pretendemos, ainda, quebrar barreiras e mitos, associados a momentos de crise na vida da mulher, visando a promoção de práticas de autocuidado como fator determinante para o empoderamento feminino”.