Escola Profissional Beira Aguieira é Centro QUALIFICA

A EBA - Escola Profissional Beira Aguieira, em Penacova, é agora também um Centro Qualifica, integrando um programa vocacionado para a qualificação de adultos que tem por objetivo melhorar os seus níveis de educação e formação. Na apresentação do projeto, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Direção da EBA e a equipa responsável pelo projeto, transmitiram a Sandra Ralha, Vereadora com o Pelouro da Educação da Câmara de Penacova e a Vasco Morais, Chefe de Gabinete da autarquia, a importância do Programa QUALIFICA na definição de uma estratégia integrada que promova a oferta de respostas educativas e formativas dirigidas a todos e que possa envolver diversos agentes.

Sandra Ralha sublinhou que, este passo dado pela EBA contribuirá significativamente para a melhoria dos níveis de qualificação da população e para a melhoria da empregabilidade dos indivíduos. “Já conhecíamos a excelente oferta da Escola Profissional Beira Aguieira na área da formação profissional, na hotelaria e restauração, no turismo e lazer, nas ciências informáticas e na saúde. Agora, a escola sendo um Centro QUALIFICA, alarga a sua oferta e passa a dar resposta educativa e formativa à qualificação de adultos, seja aos que pretendem obter uma certificação escolar, seja aos que pretendem uma certificação profissional, ou ambas, possibilitando inclusive uma interação com as empresas e estes são passos muito importantes para o nosso concelho”.

No âmbito da reunião foi igualmente abordada a preocupação do município com a integração dos alunos que frequentam a Escola. Vasco Morais reforçou que, “no período em que vigorou o estado de emergência foi determinante o envolvimento de todos os atores no terreno para que os alunos da escola, nomeadamente, os que possuem outras nacionalidades, tivessem o apoio necessário e se sentissem em segurança. O município foi desde sempre colaborador com a Escola mas, durante este período, tivemos que ser ainda mais ativos e desta experiência o que pudemos retirar de significativo é que realmente urge criar um grupo de trabalho que contribua para que estes alunos que se encontram deslocados das suas raízes culturais se possam integrar de forma mais harmoniosa e que se acabe de vez com o estigma negativo dos alunos da Beira Aguieira.”

O município de Penacova, como referiu Sandra Ralha, avançou durante a reunião com a proposta de criação de um grupo de trabalho que será constituído por um representante dos alunos da EBA, um elemento da Direção e um professor da escola, dois representantes do Município e um representante de entidades associativas (desportivas e culturais), com o objetivo de “desenhar um Plano de Ação que espelhe ações concretas, estruturadas e organizadas de modo a permitir aumentar a dinâmica de integração dos jovens alunos da EBA, particularmente, daqueles que, não sendo cidadãos nacionais, se encontram deslocados e vivem em Penacova durante o ano letivo. O nosso objetivo, é que para estes alunos seja realmente bom estudar em Penacova, mas seja igualmente bom viver em Penacova!”.