400 Armadilhas para Vespa Velutina instaladas pelo Município de Penacova

O Município de Penacova, através do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) tem vindo a intensificar a prevenção e combate à praga da vespa velutina, também conhecida como vespa asiática, que será reforçado com a instalação na área geográfica do concelho de 400 armadilhas contendo atrativo açucarado, na seguinte porção: 5L de água, 3Kg de açúcar e 100g de fermento de padeiro (a fermentar 24 horas antes da colocação nas armadilhas). A colocação destas armadilhas, sublinha Humberto Oliveira, Presidente da autarquia, “faz parte da estratégia de combate à vespa velutina definida no âmbito do SMPC” que vai ainda ficar responsável pela sua manutenção, substituição do atrativo e posterior recolha do mesmo para prevenir a proliferação de plásticos indesejados no território. “É nossa firme convicção que, a opção pela constituição de uma equipa para combater especificamente esta problemática, nos permitiu recolher e tratar dados de que não dispúnhamos anteriormente e que hoje, são determinantes, para que possamos perceber a dimensão desta praga e para que, efetivamente, possamos combatê-la com uma estratégia bem definida e planeada.”

A autarquia, criou em 2019 uma equipa multidisciplinar dedicada exclusivamente à vigilância e controlo da vespa velutina na área geográfica do concelho o que permite, de forma concertada, trabalhar de perto com os apicultores, e ajudar a suprir as suas dificuldades. Neste âmbito, em novembro de 2019, no decorrer da Feira do Mel e do Campo, a Câmara Municipal de Penacova distribuiu 7 toneladas de alimento para abelha, de forma a colmatar as carências verificadas. No plano de ação delineado para 2020, está prevista a produção de armadilhas destinadas a oferta aos apicultores do concelho, ficando estes responsáveis pela sua manutenção e posterior recolha para reciclagem.

Humberto Oliveira, alerta, no entanto, para o facto de que “este trabalho, só faz sentido, se a população e, em particular, os apicultores, reforçarem a rede de armadilhas, bem como a vigilância em relação ao aparecimento, nesta época, de ninhos primários e a partir de junho/julho, para o aparecimento de ninhos secundários. Os serviços da Câmara Municipal de Penacova e, em particular, o Serviço Municipal de Proteção Civil, estão alerta, mas são os munícipes, aqueles que de forma mais eficaz podem exercer esta vigilância, comunicando o avistamento de ninhos de vespa velutina à Junta de Freguesia da sua residência ou através do n.º 239 470 300 à Câmara Municipal. Este é, efetivamente, um problema de todos e transversal a toda a área geográfica do concelho, à região e ao país, pelo que, cada um de nós é igualmente importante nesta vigilância e neste combate.”