"A Menina de Vermelho" apresenta-se às crianças de Penacova

No âmbito do projeto de leitura concelhio “Ler Humaniza o Ser” foi apresentado aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico, do Agrupamento de Escolas de Penacova, o livro “A Menina de Vermelho”, da autoria de Aaron Frisch, com ilustrações de Roberto Innocenti e tradução de Gabriela Rocha Alves.

Esta é uma versão moderna do Capuchinho Vermelho que conta a acidentada viagem de Sofia até à casa da sua solitária avó, para levar bolachas, laranjas e mel. A mãe aconselha-a a seguir sempre a via principal mas, depois de uma passagem pelo “bosque” (nome dado a um imenso centro comercial) e de sentir os muitos estímulos e sussurros celebrados pela sociedade, de consumo, a comunicação e a tecnologia; com todos os seus defeitos, e aos quais se tece uma crítica contundente, Sofia desorienta-se e vai dar a uma parte da floresta que não conhece e onde estão escondidos os perigosos chacais. Salva por um homem sorridente, conta-lhe sobre o seu destino geográfico, acompanhando-o numa viagem de moto que a deixa mais perto de casa da sua avó. Mas, quando Sofia chega, a avó não está à porta à sua espera, como de costume.

Muitas gerações de meninos e meninas cresceram com este conto eterno, com um lobo feroz que agora viaja de mota, e com um final que - no caso de A menina de vermelho - tanto pode ser trágico, como feliz. Porque decorrendo no passado ou no presente, os contos são sempre mágicos.

No final desta história as crianças são convidadas a dialogar sobre os seguintes aspetos: grandes cidades, subúrbios, sociedade de consumo, publicidade, tecnologias, perigos e insegurança social e crítica social.