Agrupamento de Escolas de Penacova recebe programa de economia circular inovador

O Município de Penacova em parceria com o Agrupamento de Escolas e a EcoX, uma empresa de soluções inovadoras e sustentáveis a partir de desperdícios, implementou um programa de economia circular inovador nas escolas do concelho.

Com o intuito de retirar o máximo aproveitamento dos desperdícios, e através da promoção de uma economia circular com soluções cada vez mais inovadoras e sustentáveis, a comunidade escolar foi sensibilizada para quatro temas importantes na matéria, sustentabilidade, proximidade, inovação e transparência. Assim os alunos do 1º ciclo receberam um kit SOAPY, que ajuda na produção de sabão líquido de forma segura e divertida. Em simultâneo, foram colocados oleões em todas as escolas do 1º ciclo de forma a que os alunos possam entregar o óleo alimentar usado e obter em troca o sabão líquido e detergentes de limpeza para a escola, numa reconversão ecológica.

Através da implementação deste programa espera-se recolher cerca de uma tonelada de óleo alimentar usado, evitando a contaminação de milhões de litros de água, reconvertendo-o em produtos mais sustentáveis.

Este projeto insere-se no Programa Green Grease, promovido pela EcoX e Mistolin Pro, e assume-se como um movimento inovador, pretendendo servir de inspiração a iniciativas futuras de âmbito global nas áreas da ecologia, reciclagem e valorização de recursos.