Altice vai ligar fibra ótica a 80% do concelho de Penacova e reforça rede móvel

A Câmara de Penacova e a Altice Portugal assinaram, hoje, um protocolo de colaboração que prevê a cobertura de fibra ótica em 80% dos domicílios deste concelho do distrito de Coimbra e o reforço da rede móvel com duas novas estações. “É um passo de gigante para encurtar distâncias, aproximar pessoas e comunidades, despertar novas oportunidades, atrair novos negócios e fixar pessoas nas aldeias”, considera o presidente do Município, Álvaro Coimbra.

“O investimento em redes de comunicação da nova geração é fundamental para o desenvolvimento da economia local e para o aumento da competitividade do território. Por isso, encaramos estas obras previstas no protocolo como algo de primordial importância”, acrescenta o autarca, lembrando que um recente estudo de qualidade das redes de comunicações, efetuado pela ANACOM, apontou vários problemas de cobertura em diversos pontos do concelho.

“Numa época em que tanto se falou de teletrabalho e trabalho remoto, que durante a pandemia passou a ser a solução para muitas empresas/instituições e para alunos e professores, este protocolo, não sendo ainda uma solução final, é já um importantíssimo passo para o bem-estar e qualidade de vida dos munícipes, fomentando a coesão territorial e social”, conclui Álvaro Coimbra.

Para Luís Filipe Silva, da Altice Portugal, "com esta assinatura, a entidade colocou-se ao lado da autarquia para tornar o concelho mais próximo, com uma forte aposta na cobertura da rede e expansão da fibra ótica, tornando-a mais rápida e veloz, dada a sua maior resiliência comparativamente com a rede de cobre, que é muito mais vulnerável”.

O representante da Altice anunciou a criação de duas novas estações base de cobertura de rede nas freguesias de Lorvão e Penacova, reforçando, assim, a cobertura de voz e dados móveis naquelas áreas e envolventes.