Alunos da EB1 São Pedro de Alva no palco com o Gaspar

No âmbito do Projeto Empreendedorismo nas Escolas, 5ª edição desta iniciativa da CIM Região de Coimbra, que pretende desenvolver uma cultura empreendedora, promover o espírito de cooperação e criatividade e incentivar o desenvolvimento local. A Casa do Povo de São Pedro de Alva foi o local escolhido pela EB1 de Penacova para receber as mascotes Gaspar e Inês da “Aventura do Gaspar”.

Após 15 momentos de atividade realizados ao longo do ano escolar, chegou o grande dia da apresentação intitulado “No palco com o Gaspar”, onde os alunos mostraram a toda a comunidade presente, o culminar de todo o desenvolvimento do trabalho realizado.

Os alunos das turmas do 1º, 3º e 4º ano, foram os selecionados para mostrarem a sua capacidade de criatividade, e assim sendo apresentaram um jogo de perguntas e respostas, intitulado “Quem é Quem em Penacova”, uma canção de sua autoria sobre a toponímia da sua União de Freguesias, lembrando o anterior nome “Farinha Podre” e ainda uma peça de teatro que recriou as tradicionais lendas antigas de toda a União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio do Mondego.

Sandra Ralha, vereadora com o pelouro da educação na autarquia penacovense, salientou o “espírito de companheirismo, criatividade e empreendedor, que este tipo de projetos exigem aos alunos”, numa clara alusão às descobertas feitas pelos alunos sobre as tradições, lendas e costumes.