Alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova reflorestam percurso pedestre Rota do Alva

No âmbito das ações que se encontra a desenvolver de prevenção e defesa da floresta contra incêndios, o Município de Penacova promoveu em parceria com o Agrupamento de Escolas de Penacova e a GALP, uma ação de reflorestação num troço do percurso pedestre – Rota do Alva, localizado entre a Praia Fluvial do Vimieiro e a Lapa.

Nesta ação de sensibilização e formação, os alunos que integram o Projeto PROSEPE (Clube da Floresta), puderam realizar uma pequena caminhada pelo trilho ardido, tendo plantado mais de uma centena de medronheiros, oferecidos pela GALP, na margem direita do rio Alva. A escolha incidiu sobre o medronheiro, visto ser uma espécie autóctone, muito característica desta zona do concelho de Penacova, com um crescimento relativamente rápido e uma forte resiliência ao fogo.

O município pretende, com a dinamização desta tipologia de atividades, manter a sua estratégia de sensibilização da comunidade escolar para a educação ambiental, reforçando a importância da preservação da Natureza, património que, no concelho de Penacova, é extremamente valioso e, igualmente, restabelecer a vegetação deste percurso pedonal, que foi severamente afetado pelo incêndio de outubro de 2017.