Antiga escola de Chelo transformada em alojamento temporário

A Câmara Municipal de Penacova vai transformar a antiga escola primária de Chelo, na freguesia de Lorvão, num espaço de "alojamento urgente e temporário”, um investimento que ultrapassa os 200 mil euros.

O projeto prevê a divisão do velho edifício escolar em dois apartamentos de transição, com capacidade para alojar oito pessoas, em quatro quartos duplos para o mesmo agregado familiar, distribuídos por dois fogos independentes, de tipologia T2.

O vereador da Ação Social, Carlos Sousa, justifica o investimento na necessidade de dar resposta às situações de vulnerabilidade que têm vindo a ser detetadas, com frequência, pelos serviços municipais. “Temos de relançar a política social da habitação no concelho, uma carência há muito identificada, e salvaguardar habitação para todos, acautelando possíveis catástrofes sociais e/ou ambientais, para casos de respostas públicas rápidas, claras e substantivas”, afirma o autarca.

O projeto de requalificação e reconversão da antiga escola de Chelo resulta de uma candidatura, entretanto aprovada, submetida pelo Executivo de Álvaro Coimbra, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, à “Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário”, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário, sublinha o presidente da Câmara de Penacova, "tem como objetivo dar resposta, de forma estruturada e transversal, a pessoas que carecem de soluções de alojamento de emergência, por força de acontecimentos excecionais ou imprevisíveis, em situações de risco iminente ou de transição”.