Apoio às Associações de Penacova quadriplicou

O montante anual com que o Município de Penacova apoia as associações do concelho quadruplicou, comparativamente ao ano de 2007. Os relatórios de contas que têm sido aprovados pela Assembleia Municipal demonstram o forte investimento nesta rubrica.

São cerca de 80 as associações do concelho de Penacova, que mobilizam o dia-a-dia das suas comunidades, com ações diversas. De acordo com Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova, "o esforço financeiro que o Município empreende para apoiar, comparticipar e estimular estas organizações, envolvendo-se nas suas múltiplas atividades, tem possibilitado um dinamismo crescente e benefício das populações".

Se em 2007 o montante de apoio que a Câmara Municipal destacava para o apoio às associações era de € 88.698,67, atualmente ele cifra-se nos € 375.555,43, ou seja, cresceu 423%. João Azadinho, vice-presidente do Município, refere que "neste valor está incluída a atividade de ensino artístico performativo, uma aposta muito significativa na escola de artes que, sem a iniciativa da Câmara Municipal de Penacova não estaria a funcionar, privando da aprendizagem de música, teatro ou dança centenas de penacovenses".

Desde 2009 até hoje, a rubrica de apoio do Município de Penacova às suas associações ronda os 2,5 Milhões de Euros.