Associação de Diabéticos da Zona Centro comemorou 28 anos em Penacova

A Associação de Diabéticos da Zona Centro comemorou 28 anos de existência e escolheram Penacova para festejarem a efeméride, sendo recebidos no Edifício dos Paços do Concelho pela Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Penacova, Sandra Ralha, seguidos de uma visita ao centro histórico da vila.

A presidente da Associação de Diabéticos da Zona Centro, Maria do Carmo, referiu que os 28 anos que esta organização agora assinala significam muita luta pelos direitos dos diabéticos. A associação pretende informar a comunidade e contribuir para desmistificar a diabetes, prestando ainda apoio ao diabético e, na sua sede, têm consulta do pé diabético e de psicologia.

A Federação Portuguesa das Associações de Pessoas com Diabetes (FPAD) criou recentemente uma base de dados com os atletas federados portugueses que são diabéticos. Emiliana Querido, presidente da federação, explica que as federações portuguesas de atletismo e de ciclismo foram contactadas para reunir atletas para participar no encontro desportivo internacional “Diabetic Runners and Cyclists for more Sport for All in Europe”, mas que não obtiveram resposta em tempo útil e decidiram recorrer às associações de diabéticos. A falta de informação disponível sobre quais os atletas federados que têm diabetes dificultou a divulgação do evento e motivou a criação desta base de dados. Para se inscreverem na base de dados, os atletas podem dirigir-se às associações de diabéticos.

A equipa que vai representar Portugal em Spolto (Itália) foi apresentada este sábado em Penacova, na celebração do 28.º aniversário da Associação de Diabéticos da Zona Centro.