Atividades lúdicas e recreativas responderem às necessidades apresentadas pelos encarregados de educação

Terminaram, ontem, dia 28 de janeiro, as interrupções letivas previstas no calendário escolar do Agrupamento de Escolas de Penacova e assim, também, as atividades lúdicas e recreativas organizadas para responderem às necessidades apresentadas pelos pais e encarregados de educação dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

A transferência de competências no domínio da educação para os municípios atribui a estes a responsabilidade de promover medidas de apoio às famílias, sendo assim responsáveis pela implementação da Escola a Tempo Inteiro, medida que inclui, para além de outras, as Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) destinadas às crianças da educação Pré-Escolar e a Componente de Apoio à Família (CAF) dirigidas aos alunos do 1º Ciclo.

Quanto às AAAF, já há vários anos que estão implementadas no concelho de Penacova nos diversos Jardins de Infância. No que se refere às atividades da CAF, decorreram, pela primeira vez neste ano letivo, nas interrupções letivas de novembro e de dezembro, com alguns projetos-piloto, envolvendo já duas IPSS locais.

O Município de Penacova considera que o ambiente educativo deve organizar-se num contexto de vida comunitária em que a cooperação é fundamental para o desenvolvimento de formas diversificadas e contextualizadas de atividades de animação socioeducativas destinadas às crianças, e que, por sua vez, transmitam aos pais a confiança de que os seus filhos têm o ambiente securizante e lúdico de que necessitam nas interrupções letivas.

Deste modo, no inicio do mês de janeiro, procedeu-se à formalização de protocolos com as IPSS locais com vista à implementação da Componente de Apoio à Família já na semana de 23 a 27 de janeiro, nomeadamente com o Centro de Bem Estar Social da Freguesia de Figueira de Lorvão, Grupo de Miro e Centro Paroquial e Social de Lorvão.

O Município de Penacova não podia deixar de realçar e de tornar público o excelente trabalho com as crianças e suas famílias que tem estado a ser realizado por todas as entidades envolvidas, salientando, no entanto, a iniciativa do Centro Paroquial e Social do Lorvão, que, pela primeira vez neste ano letivo, se associou à iniciativa de implementar as CAF, tendo organizado atividades em duas escolas da freguesia em que está sediado, Aveleira e Lorvão, que tiveram um enorme sucesso junto da comunidade educativa.