Auditório da Biblioteca Municipal foi palco de palestra interativa

No âmbito do projeto Eco-Escolas, o auditório da Biblioteca Municipal de Penacova encheu-se de alunos da Escola Sede do Agrupamento de Escolas de Penacova e da Escola Profissional Beira Aguieira, para ouvir o Professor Doutor Jorge Paiva, do Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, falar sobre a floresta, as suas alterações e as árvores nativas de Portugal.

Foi para uma plateia repleta e curiosa, que o Professor Doutor Jorge Paiva deu uma “mega aula” sobre Floresta, envolvendo história, ambiente, evoluções e futurologia. Como o próprio refere na sua abordagem inicial “contam-se e aprendem-se muitas histórias durante toda a nossa vida. Na infância são histórias muito variadas para entretenimento ou para uma melhor integração no meio em que vivem. Nos estabelecimentos de ensino aprende-se a história do nosso país, a história universal, um pouco de história da literatura, da poesia, das ciências, das religiões, etc., mas nada sobre a história da nossa floresta.”

A capacidade oratória prendeu o interesse e os presentes, que não arredaram pé do auditório até o Professor dar a palestra por finalizada. Com um sentido de humor característico, e com base nos problemas atuais, foi desmistificando algumas dúvidas e incertezas da plateia, recorrendo a exemplos como Trump e Bolsonaro, e até mesmo às suas próprias vivências.

Realçando ainda que “com os incêndios e a ação do homem, parte das nossas montanhas e algumas zonas ribatejanas e alentejanas estão já transformadas em formações plenas de invasoras como imensos eucaliptais (Portugal tem, atualmente, a maior área de eucaliptal da Europa), pinhais e acaciais, estando já algumas montanhas transformadas em zonas desérticas, plenas de pedregulhos”. Demonstrando que caso se “continuem a desenvolver este tipo de políticas, e a não querer ver o que está a acontecer, caminharemos para uma diminuição drástica de Biodiversidade florestal e rapidamente para um amplo deserto de pedras montanhoso, com a planície e o litoral transformado num imenso acacial, como, aliás já acontece em muitas regiões de Portugal”.

De seguida realizou-se a inauguração da exposição itinerante “Árvores Nativas de Portugal”, que contou com a colaboração da Escola Profissional Beira Aguieira, e estará patente na Biblioteca Municipal de Penacova, na Sala Leitão Couto, até ao próximo dia 15 de fevereiro.