- Exposição celebra a fusão entre o Gótico, a História e a Natureza e estará patente até 31 de dezembro
O Auditório Municipal de Penacova inaugurou, este fim de semana, a exposição "Linhas em Movimento" da ilustradora local Marina Fernandes. A mostra, que assinala a sua estreia pública, mereceu rasgados elogios na cerimónia de abertura e pode ser visitada até ao dia 31 de dezembro de 2025. A iniciativa, que valoriza o talento de Penacova, destaca-se pela sua componente pedagógica, apresentando o processo criativo por trás da ilustração e da animação.
Presente na inauguração, o vereador da Educação, Carlos Sousa, destacou a relevância da exposição para o concelho: "É um enorme orgulho para Penacova testemunhar e promover o talento da Marina Fernandes, uma artista natural da nossa terra. Esta não é apenas uma mostra de arte de altíssima qualidade, mas uma verdadeira aula aberta sobre o processo criativo. É o tipo de iniciativa que eleva a nossa oferta cultural e, simultaneamente, inspira os nossos jovens."
"Linhas em Movimento" foca-se nas especialidades de Marina Fernandes – nomeadamente Ilustração, Design de Personagens e Desenvolvimento Visual – e reúne projetos que a artista, licenciada em Artes Plásticas e Mestre em Ilustração e Animação, desenvolveu desde o seu Mestrado e estágio profissional. O seu trabalho é um convite para um universo visual que funde o horror gótico e as inspirações históricas com a Natureza e o sublime.
Um dos objetivos centrais da exposição, cuja curadoria é da Divisão de Turismo e Cultura da Câmara Municipal de Penacova, é o seu valor educativo. Os visitantes são incentivados a descobrir a metodologia por trás das obras e animações, acompanhando a evolução do trabalho: do primeiro traço à versão final, passando por esboços, storyboards e animatics.
O acesso à exposição é gratuito. Os horários de visita são:
De segunda a sexta-feira: das 9h às 18h.
Aos sábados: das 9h às 13h.
A galeria também pode ser vista em dias de cinema e espetáculos que decorram no Auditório Municipal de Penacova.