Balcão Itinerante do BUPi intensifica mapeamento e identificação de terrenos rústicos e mistos pelas freguesias

Está em curso uma nova fase do BUPi, um balcão móvel itinerante pelas freguesias para esclarecimentos e intensificar o registo cadastral simplificado dos prédios rústicos e mistos.

O município de Penacova, pretende que esta proximidade aos munícipes, resulte em números num aumento dos registos do concelho, aproveitando que até 2025, este serviço de mapear e identificar os terrenos rústicos e mistos pode ser feito de uma forma gratuita.

Para além da obtenção do registo do prédio e da realização da georreferenciação dos prédios com matrizes rústicas e mistas, será possível, no futuro, consultar, atualizar e imprimir informação atualizada e detalhada sobre uma determinada parcela, em tempo real e a qualquer momento.

Para efetuar a respetiva georreferenciação/localização, os proprietários deverão fazer-se acompanhar pelo cartão de cidadão, respetiva Caderneta Predial com o número das matrizes que pretende realizar e indicar ao técnico do município a localização da propriedade, delimitando-a em mapa, de forma a concluir o processo ou, em alternativa, aceder ao BUPi Online em www.bupi.gov.pt.

Já no caso de o proprietário não ter efetuado registo na conservatória, deve apresentar documentos que comprovem a posse do terreno, como por exemplo, habilitação de herdeiros, escritura de compra e venda ou decisão judicial.

A autarquia sublinha que nesta primeira fase estão já agendadas datas para as Uniões de Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego, de Friúmes e Paradela, e ainda, de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego. Numa próxima fase, ainda este ano de 2024, o balcão itinerante passará por Carvalho, Figueira de Lorvão, Lorvão e Sazes do Lorvão, ficando apenas a freguesia de Penacova fora deste circuito, devido ao facto de ter já regularmente, o balcão fixo na sua freguesia, sito na rua da Eirinha, no edifício do Serviço Municipal de Proteção Civil.

Efetue o seu agendamento junto da sua União de Freguesias ou pelo nº 239 470 300

BUPi nas Uniões de Freguesias:

- U.F. de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego – dias 3,4,5,6, 7,11,12 e 13 de junho de 2024

- U.F. de Friúmes e Paradela – dias 14,17,18,19,20,21,24 e 25 de junho de 2024

- U.F. de São Pedro de Alva e São Paio de Mondego – dias 26,27 e 28 de junho e 1,2,3,4 e 5 julho de 2024