Bandeira Azul hasteada nas Praias Fluviais do Reconquinho e Vimieiro

Foram hoje hasteadas as bandeiras que conferem os Galardões de Bandeira Azul 2019 em Penacova.

Praia Fluvial do Reconquinho, em Penacova, foi distinguida pelo sétimo ano consecutivo com o galardão da Bandeira Azul pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), símbolo de qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável, tendo sido hasteadas as bandeiras que conferem os Galardões de Bandeira Azul 2019 e Praia Acessível. Por seu turno, a Praia Fluvial do Vimieiro, localizada em pleno Rio Alva, galardoada pela primeira vez em 2017 com o Galardão Bandeira Azul, manteve pelo terceiro ano consecutivo esta distinção.

A Bandeira é o símbolo do Programa Bandeira Azul nas praias, mas igualmente o indicador do total cumprimento dos critérios. Este galardão (Bandeira Azul) é um galardão ambiental, atribuído neste caso a uma praia fluvial que cumpre integralmente um conjunto de critérios que vão desde a disponibilização de informação, à realização de atividades de educação ambiental, à qualidade da água de banho (com análises regulares cujas colheitas são executadas pelo SEPNA) e do ambiente na envolvente, segurança (nomeadamente através da presença de nadadores salvadores), equipamentos e serviços de apoio, sendo que no total são 32 os itens que são avaliados para a atribuição.

Em 2019, o desafio do Programa Bandeira Azul é continuar a sensibilizar para o facto do lixo marinho ter origem em atividades terrestres, para as consequências dos comportamentos humanos e para o papel dos rios enquanto ponte de ligação entre terra e mar. O caminho passa pela educação ambiental e pela adoção de comportamentos mais racionais e eficientes na utilização de recursos. Uma educação para a conservação, proteção e melhor gestão, que começa nos nossos rios e termina no mar. Uma educação por uma sociedade de baixo carbono.

Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova destacou o reconhecimento da qualidade balnear das duas praias penacovenses, que assentam num cumprimento de exigências, como comprovam o elevado nível qualitativo da água do rio, a irrepreensível limpeza dos espaços, seja a envolvente no caso do Vimieiro, seja o areal do Reconquinho, as boas condições de acesso, os serviços prestados aos utentes pelas concessões estabelecidas nos locais, bem como a existência de equipamentos socioculturais, com destaque para a Bibliomóvel, e a oferta de um diversificado programa lúdico-cultural que incluirá um variado leque de atividades de animação durante o verão. Relembrou ainda que ambas as praias são fundamentais em vários projetos da autoria e/ou parceria da autarquia, como é o caso recente do Roteiro do Arista, mas também dos Percursos Pedestres, Centro de Trail Carlos Sá - Penacova, Centro de BTT de Penacova, a ligação da Ecopista do Dão à Ecovia do Mondego, Aldeias de Xisto e Estrada Nacional 2.

A Praia Fluvial do Reconquinho, com o apoio da Fundação Vodafone, terá pelo segundo ano consecutivo a existência de uma cadeira anfíbia que permitirá que cidadãos com mobilidade reduzida possam banhar-se nas águas do Mondego.

NOTA: Ao longo dos meses de julho e agosto serão desenvolvidas em ambas as Praias um conjunto de atividades de educação ambiental.

RECONQUINHO

Época Balnear: 22 de junho a 08 de setembro 2019