Bandeira Azul renovada nas Praias Fluviais do Reconquinho e Vimieiro

A Praia Fluvial do Reconquinho, em Penacova, foi distinguida pelo sexto ano consecutivo com o galardão da Bandeira Azul pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), símbolo de qualidade ambiental e desenvolvimento sustentável, tendo sido hasteadas as bandeiras que conferem os Galardões de Bandeira Azul 2018 e Praia Acessível. Por seu turno, a Praia Fluvial do Vimieiro, localizada em pleno Rio Alva, foi galardoada pela primeira vez em 2017 com o Galardão Bandeira Azul, galardão que manteve este ano.

A Bandeira é o símbolo do Programa Bandeira Azul nas praias, mas igualmente o indicador do total cumprimento dos critérios. Este galardão (Bandeira Azul) é um galardão ambiental, atribuído neste caso a uma praia fluvial que cumpre integralmente um conjunto de critérios que vão desde a disponibilização de informação, à realização de atividades de educação ambiental, à qualidade da água de banho (com análises regulares cujas colheitas são executadas pelo SEPNA) e do ambiente na envolvente, segurança (nomeadamente através da presença de nadadores salvadores), equipamentos e serviços de apoio.

Ao longo dos últimos anos tem sido desenvolvido, por parte do Município, um esforço determinante, para o melhoramento, nomeadamente das condições de segurança e acesso à praia, bem como ao nível dos equipamentos de apoio.

No caso do Reconquinho, a excelente qualidade da água de banho, que desde 2013, ano em que pela primeira vez foi bandeira azul, tem mantido sempre o nível EXCELENTE, reforçando que as colheitas são realizadas pelo SEPNA, não havendo a este nível qualquer intervenção da autarquia. De salientar que a excelência da qualidade da água de banho levou a que, igualmente a QUERCUS identificasse no ano de 2017 e em 2018, esta praia com “Qualidade de Ouro”, sendo que no caso da Praia Fluvial do Vimieiro, este galardão foi conseguido este ano pela primeira vez, estando assim, as duas Praias Fluviais entre as 39 praias interiores que possui esta designação, cumprindo o critério de “qualidade da água excelente nas últimas cinco épocas balneares (2012-2017).

Humberto Oliveira, presidente da autarquia penacovense, enalteceu ainda que “para além destes símbolos de excelência ambiental, a Praia Fluvial do Reconquinho, possui desde 2013, ininterruptamente, o Galardão Praia Acessível, o que muito nos orgulha”, sabendo que, o Programa Praia Acessível – Praia para Todos! foi criado em 2004 e desenvolve-se no âmbito de uma parceria institucional que reúne o Instituto Nacional para a Reabilitação, a Agência Portuguesa do Ambiente e o Turismo de Portugal. “Desde a primeira hora que passámos a olhar a praia como um espaço a usufruir por todos, tendo como objetivo assegurar condições de acessibilidade e de serviços que viabilizem a sua utilização por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção ou outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade, e é neste âmbito que se tem feito também, um enorme esforço para cumprir com os requisitos obrigatórios, nomeadamente, através da melhoria das instalações sanitárias adaptadas, no estacionamento com lugares reservados e localizados o mais próximo possível da praia, sendo que um deles fica mesmo localizado junto ao início da rede de percursos pedonais acessíveis da praia”.

Este ano, uma das novidades, que conta com o apoio da Fundação Vodafone, pela primeira vez, no Reconquinho, existirá uma cadeira anfíbia que permitirá que cidadãos com mobilidade reduzida possam banhar-se nas águas do Mondego.

 

NOTA: Ao longo dos meses de julho e agosto serão desenvolvidas em ambas as Praias um conjunto de atividades de educação ambiental.

 

RECONQUINHO

Época Balnear: 30 de junho a 09 de setembro 2018

Horário Nadadores Salvadores (2): 11H00 – 18H00

Horário Cadeira Anfíbia: 11H00 – 13H00 | 14H00 – 18H00

VIMIEIRO

Época Balnear: 30 de junho a 09 de setembro 2018

Horário Nadadores Salvadores (2): 11H00 – 18H00