A Bandeira Verde Eco-Escolas foi hasteada na Escola Básica e Secundária de Penacova, esta segunda-feira, 26 de janeiro, símbolo e reconhecimento do trabalho realizado pelos alunos da instituição em prol da preservação do ambiente.
A cerimónia contou com a presença do vereador com o pelouro da Educação, do Município de Penacova, Carlos Sousa, da diretora do Agrupamento de Escolas de Penacova, Cristina Simões, e pessoal docente e não docente do Agrupamento de Escolas de Penacova.
Cristina Simões, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas, realçando que “o hastear deste galardão é um reconhecimento claro do compromisso sério, consistente e duradouro da instituição com uma educação ambiental e sustentável”.
Carlos Sousa, sublinhou que “desde cedo deve ser criada uma cultura de cidadania ambiental, numa construção contínua de uma escola consciente, sustentável e comprometida com o futuro ecológico do planeta”.
A concluir, Carlos Sousa deixou uma palavra de elogio a toda a comunidade escolar e em especial à Direção da instituição e à sua equipa educativa, pelo seu “empenho e dedicação, ao promover os valores certos, fazendo com que o Agrupamento, seja, uma instituição de referência e boas práticas”, reafirmando ainda total apoio e disponibilidade, por parte da autarquia, para projetos que valorizem e promovam a sustentabilidade, a educação ambiental e o desenvolvimento local”.
A Bandeira Verde Eco-Escolas, símbolo do trabalho e dedicação em prol de um futuro mais sustentável, está enquadrada num programa internacional, desenvolvido em Portugal pela ABAAE - Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que proporciona uma literacia diferenciadora e o exercício de uma cidadania ativa que incute nas crianças um compromisso para um desenvolvimento sustentável e a preservação do ambiente local, auferindo dimensão à escala global.