Biblioteca das Coisas

A biblioteca pública de Penacova, Biblioteca Municipal, na sua vertente educativa e lúdica não dispõe só da gratuitidade do empréstimo de registo documentais considerados tradicionais, livros, CD’s e DVD’s, bem como da leitura presencial de jornais ou ainda da disponibilidade Wi-Fi e de computadores com acesso à internet, agregou agora uma nova missão, o empréstimo de “coisas”.

Esta nova singularidade da nossa biblioteca emprestar “coisas”, pode ser considerada pouco ortodoxa, mas é com base em novas perspetivas para novos clientes que a Biblioteca Municipal de Penacova reuniu uma variedade significativa de equipamentos, que por sua vez alcançam uma vasta dimensão de interesses laborais que a vai tornar mais inclusiva na comunidade, a “Biblioteca das coisas”.

Afinal o que é a biblioteca das coisas e para que serve? As “coisas” são ferramentas que podem ser emprestadas, segundo os moldes dos outros itens que a biblioteca dispõe, com períodos de tempos limitados, sendo que para as “coisas” o empréstimo é de cinco dias úteis.

A requisição de qualquer ferramenta implica a inscrição na biblioteca municipal como utilizador, a aceitação dos termos de comprometimento do uso dessas ferramentas e consequente datas de entrega.

A “Biblioteca das coisas” pode ser visitada em Biblioteca online no sítio da Câmara Municipal visualizando-se a descrição e a imagem das ferramentas disponíveis, tais como berbequins elétricos, carro de mão, serra circular elétrica, podadora, brocas de titanium, enxada, ancinho de aço, agrafador elétrico de entre outros equipamentos que fazem parte deste novo serviço gratuito que a Autarquia de Penacova permite levar para casa.