Biblioteca de Penacova fomenta o gosto pela leitura aos mais pequenos

 

No âmbito do projeto de promoção da leitura “A Ler+: a leitura dá-te mais mundo”, a Biblioteca Municipal de Penacova dinamizou uma hora do conto para as crianças das creches do concelho.  A sessão iniciou-se com a história “O ratinho torto” de Ana Beatriz Afonso, que fala de um rato que é muito diferente de todos os outros ratos da cidade. Talvez por causa do nome ele passa a vida a fazer tudo ao contrário do que é normal. Só que por vezes isso traz-lhe sérios problemas. Um livro que para além de ser educativo é um importante instrumento de brincadeira.

As crianças foram ainda convidadas a ouvir uma lengalenga tradicional “Lagarto pintado” e a manusear livros de panos elaborados pela biblioteca, excelentes para trabalhar a motricidade fina.

Com este projeto pretendemos que as crianças além do prazer de ouvir sons e observar movimentos, por meio das histórias, possam desenvolver melhor a linguagem. Através das histórias as crianças tenham oportunidade de promover: a imaginação, a memória, a criatividade, ampliar o seu vocabulário, o pensamento lógico, o espírito crítico, a diversão, a curiosidade, a concentração e os valores para a vida.