Biblioteca Municipal de Penacova apresenta projeto "Vamos Salvar o Mundo: biodiversidade à nossa volta"

No Dia Mundial da Terra a Biblioteca Municipal de Penacova apresenta o Projeto “Vamos Salvar o Mundo: biodiversidade à nossa volta” uma iniciativa que visa despertar a consciência das crianças sobre o Desenvolvimento Sustentável e, em particular, sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O projeto irá promover a aprendizagem dos ODS por duas vias: através da leitura informal de histórias/contos ou pequenas obras pré-selecionadas pela Biblioteca Municipal e que poderão ser trabalhadas em contexto de sala de aula, beneficiando do importante papel que os professores têm enquanto modelos de cidadania junto dos alunos; e através de um jogo de tabuleiro gigante desenvolvido pela Biblioteca Municipal que permitirá, de forma lúdica, sedimentar e testar os conhecimentos adquiridos pelas crianças.

Espera-se que o projeto possa decorrer ao longo do próximo ano letivo, com atividades a decorrer na Biblioteca Municipal, mas também em contexto de sala de aula, mediante parceria a criar com o Agrupamento de Escolas de Penacova.

Esta iniciativa tem o apoio do Projeto Rumo a 2030 (www.rumoa2030.pt) implementado em Portugal pelo Instituto Marquês de Valle Flor e pela Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento com o cofinanciamento do Instituto Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa. De referir que, neste âmbito, foram oferecidos à Biblioteca Municipal de Penacova 72 livros que serão incluídos neste projeto.