Biblioteca Municipal de Penacova recebe apresentação do livro “A Assassina da Roda”

Luiza de Jesus, natural de Figueira de Lorvão e residente na localidade de Gavinhos é a figura principal do livro de Rute de Carvalho Serra, “A Assassina da Roda”, que será apresentado dia 7 de março, pelas 15H30, na Biblioteca Municipal de Penacova.

Muito provavelmente a única “serial killer” portuguesa, Luiza de Jesus, ia buscar as crianças à Casa da Roda de Coimbra e de seguida tirava-lhes a vida, confessando posteriormente, e após o caso ser levado à justiça, ter assassinado 28 crianças, apesar da investigação do crime ter levado à descoberta de 33 dos 34 corpos dados como desaparecidos na época. Presente a tribunal, onde acabou por ser considerada culpada de todos os homicídios, foi posteriormente enforcada, tendo-se tornado, em julho de 1772, na última mulher executada em Portugal.

“Um romance histórico de intensa emoção, baseado em factos verídicos: aqui, as nossas convicções sobre verdade, mentira, miséria e ostentação são postas definitivamente à prova. Os horríveis e sanguinários pormenores da execução pública desta assassina serão suficientes para que a «memória de semelhante monstro» não desapareça?”