Café Memória: Faz-se à estrada em Penacova

De modo a comemorar o mês do Idoso e o Dia Mundial do Doente de Alzheimer, no passado dia 04 de outubro decorreu no Auditório do Edifício das Piscinas Municipais de Penacova, o “Café Memória: Faz-se à estrada”.

Este projeto está integrado no Plano de Ação da Rede Social e teve como entidade organizadora a Câmara Municipal de Penacova e a Fundação Mário da Cunha Brito.

O “Café Memória: Faz-se à estrada” é uma iniciativa da Alzheimer Portugal que consiste num encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos respetivos familiares e cuidadores, para partilha de experiências e suporte mútuo.

A Vereadora da Ação Social e Educação, Dra. Sandra Ralha, juntamente com o Administrador da Fundação Mário da Cunha Brito, Dr. José Cordeiro, agradeceram aos oradores, participantes e entidades organizadoras da ação de sensibilização reforçando a importância de todas as IPSS´s do concelho, nomeadamente as respostas dirigidas à população mais idosa.

Esta sessão que contou com cerca de 50 participantes, teve uma duração de duas horas e incluiu o acolhimento individual de cada um dos participantes, uma dinâmica de apresentação seguida de uma pausa para lanche oferecido pelo Município de Penacova para promover o convívio entre todos.

Terminou com a apresentação do tema “Vamos falar sobre Doença de Alzheimer e outras demências” guiada por duas técnicas que conduziram a sessão.

Em síntese, a criação de um Café Memória no concelho de Penacova é de enorme importância, uma vez que pretendeu ser um local de encontro e partilha de experiências e vivências entre profissionais de saúde, parceiros sociais e cidadãos, tendo em vista o apoio emocional aos cuidadores e seus familiares, bem como o combate à estigmatização desta doença junto da comunidade local.

Além disso, torna-se relevante promover melhores níveis de literacia em saúde mental na população, no sentido de capacitar os cidadãos para o auto cuidado e a deteção precoce de problemas associados às doenças neurodegenerativas.