CÂMARA APROVA PROJETO DO CENTRO INTERPRETATIVO DO MOSTEIRO DE LORVÃO

O executivo municipal deu luz verde ao projeto que permitirá criar o Centro Interpretativo do Mosteiro cisterciense de Lorvão, uma obra inacabada há muitos anos.

Estava ultimamente em causa uma divergência entre aspetos de natureza patrimonial e questões de segurança contra incêndios. Um parecer favorável da ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil permitiu desbloquear finalmente o projeto de execução, no valor de cerca de 405 mil euros.

O projeto prevê intervenções no espaço de receção dos visitantes e na cobertura e a garantia das acessibilidades a pessoas com mobilidade condicionada.

Aguarda-se agora a aprovação da candidatura a financiamento do Portugal 2020. Contudo, a Câmara Municipal aprovou desde já o lançamento do concurso público para a empreitada.

A ideia de criação de um espaço museológico que permita divulgar o riquíssimo acervo patrimonial do Mosteiro faz precisamente cem anos, tendo tido origem na Junta de Freguesia de Lorvão.

O Centro Interpretativo pretende explicar a evolução do edifício e das ordens religiosas que o habitaram ao longo dos séculos e os hábitos e costumes transmitidos às populações envolventes.