CÂMARA DE PENACOVA ADERE A PROJETO QUE VISA IGUALDADE ENTRE SEXOS E NÃO DISCRIMINAÇÃO

O Município de Penacova aderiu ao projeto "Região de Coimbra, Com Igualdade", que resulta de uma candidatura da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), pelo organismo intermédio CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

A candidatura tem como objetivo implementar um Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, de acordo com as preocupações municipais e do compromisso político para a promoção da Igualdade de Género, visando aumentar a qualidade de vida das mulheres e dos homens, de modo a colmatar as desigualdades entre sexos ainda persistentes e de forma a promover a igualdade entre mulheres e homens, adotando uma perspetiva de género transversal nas políticas municipais delineadas para todas as esferas da vida em sociedade.

Para o efeito, o Município convida todos/as para o preenchimento de um questionário, que é determinante para a elaboração do referido plano.

Este questionário prende-se com a realização de um Diagnóstico Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, que deverá identificar e priorizar as necessidades da população, do território e suas organizações em matérias alinhadas com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual 2018 - 2030 e aos respetivos planos nacionais de ação.

Salienta-se que o objetivo deste pedido de colaboração visa conhecer a realidade local, nomeadamente os seus hábitos de vida (desporto, cultura, saúde, ambiente e mobilidade), conciliação entre a vida profissional e vida pessoal/familiar, assim como, as perceções de (in)segurança no concelho e casos de violência em contexto escolar, público e privado, de modo a que as políticas municipais a desenvolverem em matéria de Igualdade e não discriminação se sustentem em necessidades identificadas pelos munícipes.

Assim sendo, para participar, basta aceder ao questionário, até ao dia 31 de maio, através do link: