Câmara de Penacova aprova nova medida de apoio às Associações locais

As Associações do concelho de Penacova podem agora solicitar ao Município apoio à aquisição de bens necessários destinados à prevenção e combate ao surto COVID-19. Esta iniciativa do Executivo insere-se num conjunto de medidas que o município tem tomado com o objetivo de mitigar os efeitos do surto na sociedade e economia locais. O Presidente da autarquia, Humberto Oliveira, justifica esta decisão referindo que “em muitas localidades, as associações são os únicos espaços abertos à comunidade, é aí que as pessoas se deslocam, sobretudo ao fim de semana, para tomar um café e passar algum do seu tempo. Por isso, entendemos que, mais do que sensibilizarmos os seus dirigentes para que cumpram as orientações da DGS, devemos ajudá-los a fazê-lo, comparticipando a aquisição de equipamentos de proteção individual”.

“Para receber o apoio, as associações devem fazer acompanhar o seu pedido das respetivas faturas”, sublinha João Azadinho, Vice-Presidente da autarquia e Vereador com o Pelouro do Associativismo que destaca o contributo das agremiações locais para a sociabilização, salientando que “as associações são verdadeiros polos de desenvolvimento e enriquecimento das comunidades locais e são também espaços de convívio e confraternização e é por esse motivo que entendemos que esta medida poderá, de algum modo, ajudar a mitigar as suas dificuldades em fazer cumprir as normas e até a permitir que algumas delas possam reabrir as suas portas à população.”

A aquisição de bens necessários destinados à prevenção e combate ao surto COVID-19, pelas Associações locais do concelho de Penacova, receberá um apoio anual de € 250,00.