CÂMARA DE PENACOVA APROVA ORÇAMENTO PARA 2024

O orçamento do município de Penacova, da ordem dos 22 milhões e meio de euros, foi aprovado com os votos favoráveis dos vereadores do PSD e os votos contra do PS.

“Depois de um ano de 2023 difícil, marcado por um contexto de inflação, juros altos e instabilidade nos preços das matérias-primas, esperamos iniciar uma trajetória de maior equilíbrio económico-financeiro, apesar das cautelas que devemos continuar a ter por força da conjuntura atual”, afirma Álvaro Coimbra, presidente da câmara.

O orçamento de 2024 é marcado por vários projetos e investimentos financiados pelo PRR - “se tudo correr bem e não existirem atrasos, teremos em perspetiva um salto qualitativo em áreas tão sensíveis como a saúde, educação e habitação. Refiro-me em concreto à requalificação do centro de saúde, com financiamento garantido, intervenções nas três extensões de saúde do concelho (Lorvão, Figueira de Lorvão e São Pedro de Alva), as diversas ações previstas no âmbito da habitação a custos acessíveis e a expetativa de vermos também aprovada a candidatura à requalificação da escola EB 2,3 de Penacova e pavilhão, um investimento de vários milhões de euros”, acrescentou o autarca.

As funções sociais representam mais de 2,5 milhões de euros revelador da atenção dada por este executivo aos seus munícipes - “os transportes representam quase um milhão de euros. É um esforço que fazemos para melhorar o serviço prestado à população. A pensar na comunidade escolar, melhorámos a oferta de refeições, incluindo os períodos de férias, para além de um conjunto de outras medidas de apoio às pessoas em situação de maior fragilidade.”

O documento aprovado em reunião de câmara, na última quinta-feira, está em linha com a estratégia de desenvolvimento desenhada pelo executivo liderado por Álvaro Coimbra - “vamos avançar com o projeto de um novo centro de negócios, para acolhimento de empresas e serviços, na antiga escola de Figueira de Lorvão e, no turismo e património natural, daremos passos firmes para a valorização da Livraria do Mondego e dos Penedos da Carvoeira. São duas áreas-chave capazes de tornar o nosso território mais atrativo”, revela o autarca.

O orçamento do próximo ano prevê um aumento nas transferências para as juntas e uniões de freguesias que, no total, passarão a receber um pouco acima de um milhão de euros (1,05) e um reforço no apoio financeiro aos bombeiros voluntários de Penacova para a constituição de uma nova EIP - Equipa de Intervenção Permanente.