Câmara de Penacova cria Balcão da Inclusão para “eliminar barreias”

A Câmara de Penacova inaugurou, hoje, o Balcão da Inclusão, um serviço que vai funcionar nos Paços do Município e que pretende facilitar o acesso de cidadãos com deficiência aos serviços públicos.

“Ainda existem muitas barreiras – até arquitectónicas – no acesso a serviços públicos descentralizados do Estado”, notou o presidente da Câmara, Álvaro Coimbra, durante a inauguração do balcão, que procura melhorar o acesso de todos os cidadãos aos mais diversos serviços.

O Balcão da Inclusão, instalado nos Paços do Município, vai funcionar à segunda-feira, entre as 14h00 e as 17h00, e à quinta-feira, entre as 09h00 e as 13h00, sendo necessária marcação prévia, via e-mail, telefone ou formulário no website www.cm-penacova.pt.

Segundo a vice-presidente da Câmara de Penacova, Magda Rodrigues, uma técnica da autarquia recebeu formação intensiva para poder melhor atender cidadãos com deficiência, sendo a iniciativa uma forma do município “abrir a porta à inclusão”.

“Queremos lutar para que todas as barreiras possam cair”, salientou Magda Rodrigues.

O Balcão da Inclusão vai assegurar um atendimento diferenciado a estes cidadãos, ajustado às suas necessidades, e que encaminha posteriormente para os diferentes serviços necessários.

Magda Rodrigues realçou ainda a maior premência desta iniciativa por os Paços do Município serem dos “poucos edifícios públicos em que é possível o acesso”, com uma rampa na sua entrada.