Câmara de Penacova destruiu mais de 360 ninhos de vespa asiática

A presença da Vespa Velutina, vulgarmente designada Asiática, tem registado um aumento constante no concelho de Penacova, ao longo dos últimos anos.

No corrente ano foram registados e destruídos 364 ninhos, número ao qual se acrescentam mais 103 ocorrências de ninhos já desativados, eliminados ou simplesmente inexistentes. O número tem vindo a aumentar significativamente de ano para ano, sendo que em 2017, no território de Penacova foram desativados 106 ninhos, e em 2018 cerca de 239. Nos anos seguintes de 2019 e 2020, continuou o aumento do número de ninhos desativados, fixando-se em 321 e 362 respetivamente.

O município, através de uma equipa da Proteção Civil Municipal e o apoio dos Bombeiros Voluntários de Penacova, tem congregado esforços no sentido de eliminar novos focos e prevenir a dispersão da espécie a outras áreas do concelho menos afetadas. Para o efeito, foram colocadas em locais estratégicos, cerca de 400 armadilhas de captura, com isco açucarado, ao longo de toda a área geográfica do concelho.

O vereador do Ambiente, António Magalhães Cardoso, sublinha que “as armadilhas colocadas só são eficazes se existir uma correta manutenção”, e por essa simples razão, “o Serviço Municipal de Proteção Civil ficou incumbido, não só da colocação das armadilhas, mas também de todo o processo de substituição e posterior recolha para evitar a proliferação de plásticos indesejados pelo território”. Afirma ainda que a autarquia “envidará todos os esforços, para que em conjunto com os apicultores, agricultores e comunidade em geral, se faça uma identificação e eliminação correta dos ninhos para conter esta ameaça que é um sério risco, não só para a saúde pública, mas para o ecossistema, podendo originar a médio prazo impactos significativos na biodiversidade”.

A vespa velutina tem vindo a prejudicar toda a atividade agrícola e apícola, principalmente pelo efeito indireto na diminuição da atividade polinizadora das abelhas.

Para este combate à vespa asiática Penacova beneficiou de uma candidatura ao Fundo Florestal Permanente e Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), onde foram demonstradas as boas práticas do município na destruição de ninhos, de acordo com o Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal e os registos efetuados na plataforma online desenvolvida pelo ICNF (http://stopvespa.icnf.pt/).