Câmara de Penacova disponibiliza 82 tablets e 52 hotspots para alunos do Agrupamento

A Câmara Municipal de Penacova investiu cerca de 30 mil euros na aquisição de meios informáticos, decidindo disponibilizá-los, a título de empréstimo, até ao final do presente ano letivo: São 82 tablets e 52 hotspots de acesso à internet que serão entregues a alunos do 1º, 2º e 3º ciclo e secundário que não disponham destes recursos tecnológicos.

Humberto Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Penacova salienta que “investir na educação é investir no futuro, porque quer nos contextos educativos tradicionais, quer nos espaços de formação profissional, é recorrente o uso de ferramentas e ambientes virtuais de aprendizagem, novas interações e plataformas digitais que, de uma forma consistente e globalizada, adotam novas dinâmicas e metodologias de ensino e, neste momento, estamos todos a viver isso mesmo”.

Atenta à cada vez maior necessidade de utilização das novas tecnologias em contexto escolar, à promoção da inclusão e ao combate e prevenção do abandono escolar, a Câmara Municipal de Penacova abraçou desde o primeiro momento o Projeto da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. Este projeto gerou o Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, que tem sido colocado em prática, ao longo do presente ano letivo, através do Programa Operacional da Região Centro no âmbito da Tipologia de Operação denominada “Medidas educativas orientadas para a promoção da inclusão, do sucesso educativo e para a prevenção do abandono escolar”, integrante da Prioridade de Investimento 10.i do Domínio do Capital Humano.

No momento em que os professores e a direção do Agrupamento de Escolas de Penacova fizeram a identificação e levantamento de necessidades de recursos tecnológicos, por parte dos alunos que comprovadamente não dispunham de meios informáticos que lhes permitissem continuar o seu percurso escolar com sucesso, De salientar que, 22 dos 52 hotspots foram oferecidos à autarquia pela empresa Águas do Centro Litoral.

“Este projeto, que abraçámos desde o primeiro momento, permitiu, às escolas do primeiro ciclo adotar novas metodologias e utilizar novas abordagens de ensino”, refere Sandra Ralha, vereadora da Educação, “mas hoje, estes equipamentos, são uma ferramenta determinante para o sucesso de alguns alunos do nosso concelho e seria, para nós, impensável não utilizar os recursos que possuímos e colocá-los ao dispor de quem mais precisa deles neste momento. E, foi por isso, que agilizámos em parceria com a Direção do Agrupamento de Escolas esta ação.”

Ana Clara Almeida, diretora do Agrupamento de Escolas de Penacova, e Manuel Branco, membro da direção, deixaram uma palavra de agradecimento e de reconhecimento da boa parceria existente entre o Agrupamento de Escolas de Penacova e o Município, no sentido de proporcionar melhores condições aos alunos e respetivas famílias, salientando que “para o Agrupamento foi uma mais valia contar mais uma vez com a colaboração da autarquia. Não conseguiríamos chegar a todos os alunos e assim vai ser possível assegurar quase a 100% a ligação da escola aos alunos. É muito importante que eles não percam esta ligação e que não se esqueçam que a Educação é o que deve mover e deve continuar a ser o foco dos jovens e crianças do Concelho”.