Câmara de Penacova e Altri têm já instalados 9 Parques de Biomassa no Concelho

Cinco meses após a instalação do primeiro Parque de Biomassa, localizado em Sazes do Lorvão, o município de Penacova e a Altri têm já instalados no território do concelho nove Parques de recolha de biomassa agroflorestal.

Os munícipes de Penacova podem assim colocar, gratuitamente, os resíduos agroflorestais, vulgarmente conhecidos por sobrantes agrícolas nestes parques e a Altri encarrega-se da sua recolha e preparação para serem encaminhados para as suas centrais de produção de energia através de biomassa.

Humberto Oliveira, Presidente da Câmara Municipal de Penacova, sublinha, a importância da concretização deste Protocolo celebrado com a Altri, já que entre os seus principais objetivos está a redução do risco de incêndios rurais. “O facto dos sobrantes agrícolas passarem a ser encaminhados para estes Parques de Biomassa, permite uma maior limpeza das áreas intervencionadas pelos proprietários, contribuindo decisivamente para a prevenção e mitigação dos riscos de incêndio, já que devemos ter em conta que durante o período crítico, até 30 de setembro, é proibido realizarmos queimas e esta é uma solução eficaz. Deixamos de ter nos nossos terrenos amontoados que não podemos queimar, transportamo-los para o Parque de Biomassa mais próximo, não corremos riscos, prevenimos incêndios, cumprimos a lei e estamos igualmente a contribuir para a sustentabilidade ambiental do território já que os resíduos encaminhados para as centrais da Altri, contribuirão para a produção de energia verde”.

 

Parque Biomassa Sazes do Lorvão 001 - Coordenadas GPS

Parque Biomassa Figueira de Lorvão 002 - Coordenadas GPS

Parque Biomassa Figueira de Lorvão 003 - Coordenadas GPS

Parque Biomassa Penacova 004 - Coordenadas GPS

Parque Biomassa Friúmes e Paradela 006 - Coordenadas GPS

Parque Biomassa Friúmes e Paradela 007 - Coordenadas GPS

Parque Biomassa Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego 008 - Coordenadas GPS

Parque Biomassa Carvalho 011 - Coordenadas GPS

Parque Biomassa São Pedro de Alva e São Paio de Mondego 013 - Coordenadas GPS