Câmara de Penacova promove 8ª edição do Prémio de Pintura Martins da Costa

O prémio homenageia a vida e obra de João Martins da Costa, pintor nascido em Coimbra, que escolheu Penacova para construir uma casa-ateliê sobre o vale do Mondego.

O artista é considerado um dos maiores vultos da pintura portuguesa do século XX, tendo sido contemporâneo de Júlio Pomar, Nadir Afonso e Júlio Resende.

Martins da Costa pintou Penacova de vários ângulos e contribuiu para divulgar as suas paisagens únicas.

Aberto a todos os graus de ensino e público em geral, o prémio pretende incentivar e fomentar a criatividade na área da pintura e desenho.

Os prémios são atribuídos por escalões e o vencedor recebe um prémio monetário no valor de 750 euros.

Os vencedores recebem também um exemplar do livro “Contos Vividos”, obra que retrata o percurso artístico do pintor.

O “Vale do Mondego e Penacova” e “Vida e Obra do Pintor Martins da Costa” são temas obrigatórios no concurso.

As obras devem ser entregues na Biblioteca Municipal de Penacova até 5 de julho de 2024.

Consulte o regulamento e condições de participação em: http://www.cm-penacova.pt/pt/pages/regulamentoscultura