Câmara Municipal e Misericórdia abrem Centro de Recursos Solidário de Penacova

A Câmara Municipal de Penacova e a Santa Casa da Misericórdia local inauguraram, hoje, o Centro de Recursos Solidário de Penacova (CRSP), um novo serviço social que passa a ter disponível, para apoio à população mais desfavorecida, bens alimentares, roupas, calçado e equipamentos como andarilhos, cadeiras de rodas e camas articuladas, para pessoas dependentes e carenciadas terem em suas casas, a titulo de empréstimo.

“A Câmara juntou as suas sinergias às da Misericórdia, que já apoiava mais de uma centena de famílias com bens alimentares, e entendeu que desta conjugação de esforços poderia resultar, como estamos certos irá resultar, uma resposta mais sistematizada e eficaz”, justificou, na inauguração do CRSP, o vereador da Ação Social, Carlos Sousa.

Este novo serviço, afiança o autarca de Penacova, "vai permitir a não duplicação de apoios, graças ao trabalho articulado e em sintonia que o Município e a Santa Casa irão manter, uma comunhão de esforços a que se associaram as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Penacova, que fizeram questão de marcar presença, em sinal de apoio, na inauguração do Centro de Recursos”.

A criação do Centro de Recursos Solidário representa, para o vereador Carlos Sousa, "uma oportunidade de a comunidade colaborar, de todos os munícipes poderem ajudar e dos mais carenciados terem apoio com a dignidade que merecem e de que precisam”.

"Há muitas dificuldades ‘escondidas’, por vergonha da reprovação social. Há cabazes de alimentos a serem distribuídas, mensalmente, junto de 130 famílias do concelho de Penacova. Este novo serviço conjunto - Câmara / Misericórdia - vai permitir uma resposta imediata e suprir necessidades no mesmo dia em que forem sinalizadas”, garante o autarca que falava na presença do Presidente da Câmara, Álvaro Coimbra, e do Provedor da Santa Casa, José Amaral.

Carlos Sousa lembra que todas as pessoas e empresas que quiserem, podem e devem contribuir para o Centro de Recursos Solidário de Penacova, que se encontra localizado no edifício da Santa Casa. Para o efeito, basta levarem os seus donativos à Misericórdia, com a indicação de que se destinam ao CRSP.