CÂMARA QUER TRAVAR DECLÍNIO DA LAMPREIA

No próximo sábado comunidade científica, entidades públicas e pescadores juntam-se no colóquio " Por que há menos lampreias nos nossos rios!". A sessão pública organizada pelo município e pela Confraria da Lampreia de Penacova conta com a colaboração do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Évora.

"Chegou o momento de ouvir a comunidade científica e pedir às autoridades medidas que protejam a espécie. A lampreia tem tido um peso socioeconómico relevante em Penacova. Não podemos continuar a assistir passivamente ao seu declínio", sublinha o presidente da câmara, Álvaro Coimbra.

O colóquio terá lugar este sábado, pelas 10.30 horas, no auditório municipal.

FESTIVAL GASTRONÓMICO CANCELADO

Devido à escassez de lampreia, município e restaurantes decidiram cancelar o evento previsto para esta altura. "Foi uma decisão ponderada por todos. Com as atuais condições de escassez de lampreia e preços elevadíssimos era impossível satisfazer todos os apreciadores deste prato", justifica Álvaro Coimbra.

Com as fortes restrições no abastecimento de lampreia, os restaurantes de Penacova aconselham potenciais clientes a um contacto prévio.