Centro Educativo de Figueira do Lorvão melhora oferta educativa no Concelho

O Executivo da Câmara Municipal de Penacova visitou hoje a evolução dos trabalhos na empreitada do novo Centro Escolar de Figueira de Lorvão. Trata-se de um investimento de 1.515.800,00€, que visa responder às necessidades da população.

Humberto Oliveira, presidente do Município de Penacova, esclarece que “desde 2009 que a Câmara assumiu a Educação como um dos seus objetivos basilares, ponderando o investimento em estabelecimentos de ensino novos, como aconteceu em Penacova e em Lorvão, e também em várias melhorias noutros estabelecimentos, pois a modernização de processos de aprendizagem é uma constante”.

Acompanhado nesta cerimónia também pelo executivo da Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, liderado por Pedro Assunção, pelo executivo da Câmara Municipal de Penacova, e pelo Presidente da Assembleia Municipal de Penacova, Pedro Coimbra, Humberto Oliveira destacou ainda que o “resultado do projeto concebido mostra o empenho da autarquia em dotar a área educativa, pedagógica e estrutural com as melhores condições possíveis, novas metodologias de ensino, diversificadas, motivadoras e exigentes, de forma a tirar o melhor partido de toda a comunidade escolar”. O autarca lembrou ainda que esta foi uma obra reivindicada pela população, atendida e prometida pelo executivo municipal e que será uma realidade em breve.

Construído de raiz, o Centro Escolar de Figueira de Lorvão prevê uma organização multifuncional, pensada de forma flexível, permitindo acompanhar a evolução das práticas pedagógicas dos programas e da gestão, deixando aberta a possibilidade de adaptação das instalações criadas, bem como a sua ampliação física face a futuras necessidades.

Na visita à empreitada, o Presidente da Assembleia Municipal de Penacova, Pedro Coimbra, reforçou a importância da obra, lembrando que “o agravamento da falta de condições da antiga escola era preocupante, apesar de todas as obras de melhorias efetuadas pela autarquia. De acordo com Pedro Coimbra, o estado das instalações limitava bastante a ação de toda a comunidade escolar, sendo que esta solução tornou-se a adequada, até porque fecha estrategicamente a rede de edifícios escolares no Concelho com uma escola de excelência que irá prestar um melhor serviço educativo”. Foi neste sentido que Pedro Coimbra diferenciou o Centro Escolar de Figueira de Lorvão como “o mais moderno, mais bem equipado e mais preparado para as funções educacionais das crianças”.

A localização do Centro Escolar de Figueira de Lorvão também foi tida em conta, ficando próximo de várias infraestruturas, como o Centro de Bem Estar da Fre­guesia de Figueira de Lorvão, a APPACDM, a Extensão de Saúde, a Junta de Freguesia, a Igreja, a Casa Paroquial, as salas de Catequese e a sede do Agrupamento de Escu­teiros, permitindo uma capacidade de crescimento da freguesia e um acréscimo considerável de quali­dade de vida para os habitantes, pois a sua ampla área permitirá uma nova centralidade.