CIM instala abrigos de passageiros inovadores nos municípios da Região de Coimbra

No âmbito do projeto “Demonstração e Inovação na Adaptação às Alterações Climáticas”, liderado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e cofinanciado pelo POSEUR, PORTUGAL 2020 e Fundo de Coesão, foram instalados 19 abrigos de passageiros inovadores na Região de Coimbra, como forma de valorizar e promover a utilização do transporte público de passageiros.

Nesse sentido, construiu-se uma solução de abrigo que inclui uma cobertura reforçada tecnicamente para oferecer um conforto térmico distinto, representando um equilíbrio entre a natureza e as infraestruturas urbanas que se pretende restabelecer, promovendo o conforto térmico e estético da estrutura. A cobertura em painel sandwich é constituída por dupla chapa lisa/micro-ondulada, termolacada em cor creme e isolamento térmico e acústico de 30 mm de poliuretano expandido, conferindo um ótimo conforto térmico, com uma condutibilidade térmica muito baixa e isento de CFC’s representado uma pegada ecológica mínima.

Seis pés da planta Jasmim Polyanthum foram plantados numa floreira, na parte traseira do abrigo, e com o seu crescimento formarão um “muro” verde que emoldurará a parede em vidro e que se prolongará pela cobertura. Este abrigo possuirá, assim, uma parede e cobertura verdes, tornando-se visualmente mais agradável, e permitindo uma maior filtragem de poeiras, retenção de água e alimento para polinizadores, transmitindo ainda um maior conforto térmico aos utentes dos transportes públicos que utilizem esta paragem.

A espécie escolhida apresenta-se como uma espécie pouco exigente nas suas necessidades de água e com forte resistência à exposição solar, aguentando a pouca luminosidade do inverno. Trata-se de uma planta perene, relativamente densa e capaz de envolver toda a parede traseira e cobertura do abrigo e com isso melhorar o conforto térmico. Apresenta flor durante grande parte do ano e tem com um longo ciclo de vida.

Trata-se, portanto, de um abrigo de passageiros inovador, que pode ser facilmente reproduzido e aplicado em qualquer local e que, pela sua estrutura, materiais e estética, contribui para a melhoria do conforto na utilização dos transportes públicos, da qualidade de vida das cidades e para a sua sustentabilidade ambiental.

Este é mais um projeto que vem demonstrar o comprometimento da CIM Região de Coimbra para Desenvolvimento Sustentável e a ambição de tornar a Região de Coimbra pioneira na adaptação às alterações climáticas.

Fonte: https://www.cim-regiaodecoimbra.pt/