Cistermúsica 2019 | 19 de Julho Mosteiro de Lorvão

O Festival de Música de Alcobaça afirma-se como “um clássico para todos”, com programação cultural de excelência e acessível, em muitos territórios descentralizados.

Já com muitos nomes confirmados e repleta de grandes artistas, a 27.ª edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça será uma das mais ambiciosas da história do festival, decorrendo este ano entre os dias 28 de junho e 28 de julho. Com o horizonte posto na aproximação do grande público à música clássica – tem sido essa desde sempre, a sua grande missão – o festival procura, em 2019, dar alguns dos melhores exemplos de como pode ser ténue a fronteira entre o “Erudito e Popular” , assumindo este princípio como fio condutor da programação.

Ser compreensível sem cair na banalidade faz parte da música clássica. É nesse contexto que, juntando obras célebres e obras raras, a programação percorre os mais diversos estilos e géneros, da Idade Média aos nossos dias.Também a música portuguesa, como é tradição, está presente desde a época de ouro da polifonia até à música dos nossos dias.

Com a “Programação Principal” o festival apresenta propostas que passam pela música coral e de câmara, galas líricas, recitais de piano, grandes concertos orquestrais. A programação “Júnior e Famílias” apresenta um conjunto de atividades de caráter mais pedagógico e didático, pensadas para aproximar crianças, jovens e respectivas famílias à música e às artes em geral. Por sua vez, a Programação OFF” contempla espetátulos onde se promove o cruzamento da música erudita com outras expressões artísticas, sobretudo a dança contemporânea, o cinema, e outras expressões musicais, como o fado e o jazz. O crescimento do Cistermúsica evidencia-se também pela atual dimensão do festival, que extravasa as fronteiras do concelho de Alcobaça e tem agora um alcance nacional,sobretudo, através da “Rota de Cister” , que apresenta concertos em mosteiros cistercienses de norte a sul do país, de Lisboa a Évora, passando por Arouca e Penacova.

No Mosteiro de Lorvão , o festival tem-se apresentado desde 2015, proporcionando programação de excelência naquele Mosteiro, com entrada livre. Este ano, a 19 de julho, pelas 21h30, o grupo vocal e instrumental “La Trova”, fundado e baseado em Madrid, apresenta o programa “Ai Mi Dios”, de Música Sacra da Idade Média à Atualidade, com obras de Pedro de Cristo, Palestrina, Victoria, Michael Haydn e Busto. Este grupo vocal incorpora cantores de diversas nacionalidades, interpretando renascentista profana e religiosa de vários países europeus, bem como obras de outras épocas, incluindo a contemporânea. O grupo tem atuado em cenários espanhóis e internacionais, com destaque para a Abadia Cisterciense de Santa Maria de la Huerta (Madrid), Ubach-Palenberg (Alemanha) e Landgraaf (Holanda). Em julho de 2019 farão três concertos no âmbito do Cistermúsica, integrados na programação Mostra Espanha 2019 . A par desta rota, a Programação “Em Rede” promove a descentralização cultural, levando programação artística diferenciadora a outros municípios, sobretudo, da região Centro, com crucial impacto na estratégia cultural da região. Estas sinergias dão-se com outros territórios com que Alcobaça tem afinidade, como é o caso de Coimbra, que também possui Património Mundial da UNESCO, ao qual o festival chega este ano, com um programa de dança intitulado “SubRosa”, pela Companhia de Dança de Almada, no dia 12 de julho, às 21h30, no Pátio das Escolas da Universidade de Coimbra.