COMUNICADO DO MUNICÍPIO DE PENACOVA SOBRE O COVID-19

Os focos de Covid-19 que recentemente deflagraram no Concelho conduziram a ações imediatas concertadas entre o Município de Penacova, a Proteção Civil Municipal e a Direção Geral de Saúde. No dia de ontem estavam identificados 10 casos positivos, sendo expectável que aumente durante os próximos dias, face aos testes realizados e a realizar.

Desta forma, conjuntamente, e incluindo outras instituições do Concelho, foram tomadas medidas para mitigação do risco de contágio como sejam o isolamento e testes, medidas essas que se encontram ativas. Devemos, desde já, referir a total colaboração de todos – pessoas e entidades – em todas as orientações transmitidas. A determinação de todos e de cada um de nós é a preservação da saúde pública e o combate à pandemia.

O Município de Penacova poderá, a todo o momento, tomar medidas que visem suspender atividades ou encerrar instalações, aguardando apenas informação determinante da parte da Autoridade Local de Saúde que é quem tem a capacidade legal para decretar medidas aos cidadãos.

Gostaríamos de transmitir uma palavra de confiança aos estabelecimentos que têm cumprido todas as normas e também aos estabelecimentos afetados, que agiram prontamente de forma a procurar interromper as cadeias de contágio, mesmo que isso represente mais um revés na atividade económica local.

Manter as medidas de prevenção e a disciplina da sociedade civil são as melhores armas para vencer esta guerra. Unidos, seguindo as orientações da DGS, ultrapassaremos esta página negra da história global que atravessa o Mundo.

Mantenha o distanciamento social, evitando aglomerados e visitas desnecessárias, faça com regularidade a higienização das mãos e use máscara para se proteger a si e aos outros! Em caso de suspeita ligue saúde 24.

Todos contam, e nós contamos consigo para juntos vencermos o Coronavírus.