Conversas e memórias levam Biblioteca Municipal de Penacova ao Solar Billadonnes

A presença da Biblioteca Municipal junto das instituições do concelho de Penacova com o projeto “Conversas e memórias” tem-se revelado constante e sadia, pois tem demonstrado servir como instrumento de ativação e resgate das memórias da nossa população mais idosa.

O Solar Billadonnes, Unidade de Cuidados Continuados em Telhado, freguesia de Figueira de Lorvão, é um dos nossos parceiros neste projeto, no qual com os nossos contos, procuramos contribuir para a valorização do idoso enquanto cidadão de plenos direitos.

O aumento da expetativa de vida, agregado às incapacidades físicas e mentais trás diversos problemas sociais, como o isolamento que dificulta a convivência, bem como a troca de ideias, contudo existem formas de inclusão no mundo que nos rodeia, através das histórias que contamos, para isso mais uma vez nos fizemos acompanhar a Billadonnes com contos populares portugueses recolhidos por Adolfo Coelho.

Contar histórias para idosos promove a socialização, a dinâmica dentro do grupo através das palavras que se lhes dirigem face a face, olhos nos olhos. São sempre um estímulo às suas memórias. São pequenas histórias, contos populares portugueses, que alguns já ouviram no passado distante e hoje recordam, e quando no final sentimos que fomos escutados e o quanto eles têm para contar… e de como é importante serem ouvidos.