Crianças de Penacova passearam em Barca Serrana à descoberta da História e do ecossistema

- Programa Bandeira Azul 2022 proporcionou experiência única

Dezenas de crianças dos 1º e 2º CEB do concelho de Penacova passearam numa Barca Serrana pelo Mondego, ouvindo histórias e relatos dos tempos em que esta embarcação predominava no rio que nasce na Serra da Estrela e desagua na Figueira da Foz, numa extensão de 258 quilómetros. O tema desta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Penacova foi o da sensibilização ambiental inerente aos passeios.

Nesta viagem, o cicerone deu a conhecer às crianças a evolução das vias de comunicação, as alterações do rio e a própria funcionalidade da barca. Foi uma partilha de conhecimentos a bordo do Tareco, a barca serrana do grupo “Serranas do Mondego”, que difere da original pela inclusão do motor elétrico, que permite navegar sem esforço, sem poluição nem ruído. Trata-se de um projeto que pretende homenagear dois antigos barqueiros.

O Mondego foi, durante séculos, a principal via de comunicação entre as populações do interior e do litoral. A inexistência de caminhos-de-ferro, estradas, transportes internos, a rapidez e baixo custo do transporte fluvial transformaram este rio, da nascente até à foz, no responsável pela subsistência e economia das populações por ele banhadas. De Penacova partiam embarcações carregadas de madeira, lenha, carqueja e carvão, com destino a Coimbra e Figueira da Foz, trazendo, no regresso, sal, pescado, milho, pipas de vinho e outras mercearias.

A visita faz parte de um conjunto de atividades de educação ambiental, com o propósito de desenvolver e enriquecer, com histórias, a capacidade de observação e descoberta das crianças, bem como de perceber in loco a importância do rio para os vários setores da sociedade.