Crianças de Penacova visitam Museu do Moinho

A equipa da Biblioteca Municipal de Penacova está a dinamizar horas do conto no Museu do Moinho, para crianças dos Jardins-de-Infância pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Penacova.

A história escolhida é Maruxa. Baseada numa canção tradicional polaca conta-nos a história de Maruxa, do seu marido Zezinho e de como a partilha de tarefas lá em casa sobrecarrega a mulher. Ordena-lhe o marido“Maruxa, Maruxa, vai fazer o pão, morro de larica… Tenho fome de cão.” Responde a mulher: “Eu fazia o pão, mas não há farinha. Zezinho, querido, vai tu buscar trigo!” É apenas o primeiro pedido de todos os ingredientes que a astuta e algo perversa mulher vai fazer até que o dia termine. Obriga-o a ir buscar água ao rio, fermento à cidade e sal ao mar. Por fim, diz-lhe que continua exausta e que quer descansar. Com ironia e humor, dá assim uma lição ao marido, que a partir de então passa a chamar também a si as tarefas domésticas.

Uma vez que esta história é dinamizada no Museu do Moinho permite também que se recrie o processo de elaboração do pão, com todos os seus ingredientes. No final as crianças presentes são convidadas a participar numa visita guiada ao museu. O acervo deste museu acolhe a história dos moinhos e é um espaço de convergência da nossa cultura, que pretendemos preservar e divulgar aos mais novos.