Decorre em Penacova a Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura

O Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, com a DGLAB (Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) e com a RBE (Rede de Bibliotecas Escolares), promove o Concurso Nacional de Leitura com o objetivo de alcançar resultados específicos de promoção da leitura e da escrita junto da população escolar.

O Concurso Nacional de Leitura (CNL) constitui o maior evento de promoção da leitura dirigido aos estudantes portugueses, do 1º ciclo ao Ensino Secundário, envolvendo escolas e bibliotecas públicas municipais de todo o País.

A Biblioteca Municipal de Penacova assume a organização desta prova intermunicipal que reúne crianças e jovens e respetivos professores, representantes das escolas dos municípios que compõem a CIM Região de Coimbra. O evento decorre no dia 24 de maio, tendo início às 12:30 com a abertura do secretariado, na Biblioteca Municipal de Penacova / Centro Cultural, às 13h15 a realização de uma prova escrita e a partir das 15h00 a prova oral/espetáculo.

Esta iniciativa também contempla momentos de lazer e culturais e conta com a presença do contador de histórias, Paulo Condessa, que assume também o papel de apresentador. Para Júri da prova oral, a organização convidou o escritor Ricardo Mota, Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís em 2015; Luís Reis Torgal, professor catedrático jubilado da faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Sandra Ralha, vereadora da Câmara Municipal de Penacova.

Os vencedores, representantes de cada nível de ensino: 1.º, 2.º 3.º Ciclos e Ensino secundário, desta fase irão representar a região na final nacional que decorrerá em Lisboa.