Demonstração do ciclo do pão levou famílias a colocar as mãos na massa

- Município de Penacova abre moinhos e azenhas à fruição do público

Dezenas de pessoas deslocaram-se aos Moinhos de Gavinhos para assistirem a um workshop do ciclo do pão, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Penacova em colaboração com a Associação dos Agricultores e de Melhoramentos do Lugar de Gavinhos.

Nesta sessão, os participantes foram colocados à prova, tendo de meter literalmente as mãos na massa. Primeiro, tiveram de amassar o pão e depois cozê-lo em forno a lenha, como se fazia antigamente, numa demonstração ao vivo do ciclo do pão, à moda antiga, desde a seleção e moagem do cereal, passando pela massa até à obtenção do tão desejado pão cozido.

Esta foi apenas uma de várias ações que se têm realizado no concelho de Penacova para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos. Para além de moinhos abertos e em funcionamento, o programa integra também entradas gratuitas no Museu do Moinho Vitorino Nemésio.

No próximo dia 22 de abril, a Azenha do Vimieiro estará em funcionamento e aberta ao público. No dia seguinte, será a vez da Azenha do Porto da Aveleira. Entre os dias 18 e 21 de abril, ocorrerá a iniciativa “De moer o grão a cozer o pão”, nos Moinhos de Gavinhos e na Azenha do Porto da Aveleira, dirigida às crianças da educação pré-escolar.

Recorde-se que o Município de Penacova promove todas estas iniciativas, de acesso livre, por considerar "inestimável o valor patrimonial dos moinhos, locais de histórias e vivências que marcaram os nossos antepassados e ajudaram no crescimento e promoção do território. Lugares onde a tradição deve ser conhecida, vivenciada e preservada”.