Dia da Floresta Autóctone assinalado em Penacova

O município de Penacova associou-se à comemoração nacional do Dia da Floresta Autóctone.

Num dia, que tem como objetivo apelar à preservação das espécies autóctones presentes no nosso território, o Gabinete Técnico Florestal e a Equipa de Sapadores Florestais do muncípio, e, parceria com os alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova, a equipa de Sapadores da PENSAR e militares da GNR, uniram-se numa ação de voluntariado destinada ao controlo de espécies invasores no perímetro florestal da Serra do Buçaco.

Utilizando como metodologia, no controlo das plantas invasoras (Acacia spp.), o método de descasque, a ação teve como principal objetivo, nas palavras de Vasco Santos, Chefe de Gabinete de Apoio ao Presidente da Câmara Municipal de Penacova, que também se associou à iniciativa, “consciencializar a comunidade escolar para a importância da conservação das espécies autóctones, levando-a a desempenhar de forma ativa, um papel determinante na proteção destas em áreas invadidas e na defesa da floresta”.