Dia da Implantação da Republica assinalado em Penacova com Biblio_e_cidadani@

No âmbito das Comemorações do Dia da Implantação da República, o Município de Penacova inaugurou um novo serviço. “Biblio_e_cidadani@”, um projeto itinerante de proximidade, que se desloca por 96 povoações, de 8 freguesias do concelho de Penacova e tem como objetivo divulgar o livro, a leitura e algo mais… calcorrear terras e gentes diferentes todos os dias, transportando livros, revistas, cd´s e dvd´s.

Este projeto da responsabilidade da Biblioteca Municipal exige recursos humanos, bibliográficos e sentimentais que se vão entranhando na paisagem e no quotidiano dos seus utilizadores / visitantes/ amigos, apostando e baseando os seus serviços em valores como a proximidade, a periodicidade, a cumplicidade e a amizade, que constituem a imagem de marca do serviço da biblioteca itinerante. Com um percurso inicial de 96 aldeias, 4 escolas primárias (Aveleira, Lorvão, Figueira de Lorvão e Seixo), 4 jardins-de infância (Aveleira, S. Mamede, Miro e Sazes de Lorvão) e IPSS, divididos por 16 itinerários. Estes percursos serão moldados de acordo com a realidade quotidiana até chegar a um percurso de excelência. Aldeias com população bastante envelhecida, muita dela sem saber ler e escrever. Para além da promoção do livro e da leitura e do livre acesso à informação/conhecimento, procuraremos ter uma dimensão de combate à solidão e ao isolamento. Esse combate é feito pela nossa presença junto das populações, escutá-las, ouvi-las, conversar, contar, mas essencialmente estar com elas. Recolher as memórias das “enciclopédias vivas” do concelho de Penacova, para não se desvanecerem e constarem no Arquivo de Património Cultural Imaterial.

Pretende-se também incorporar uma nova função, onde os munícipes podem tratar de diversos assuntos burocráticos, sem terem que se deslocar à sede de concelho e à autarquia, pelo menos os mais idosos. Fornecendo igualmente um serviço “pay shop” que permite o pagamento de faturas da EDP, telefone, entre outros e o carregamento de telemóvel.

A questão da mobilidade reduzida não foi menosprezada, pois qualquer pessoa pode aceder através de uma rampa.

Consideramos que este serviço de aproximação da Câmara Municipal ao munícipe ainda poderá sofrer alguns ajustes, mediante as necessidade de quem nos procura, até chegar a um serviço de excelência.

Faça AQUI o download dos Itinerários