Dia do Espaço Cardio Fitness Penacova 2017

O Dia do Espaço Cardio Fitness Penacova teve lugar no sábado passado, dia 22 de abril, no auditório das Piscinas Municipais de Penacova. A iniciativa consistiu em sessões de esclarecimento sobre nutrição para emagrecimento, hipertrofia muscular e suplementação desportiva seguidas de uma mega-aula de Crossfit orientada por Jorge Dias, praticante da modalidade e Personal Trainer (PT) com largos anos de experiência. A organização do evento, apoiado pela Câmara Municipal de Penacova, esteve a cargo de Gonçalo Engenheiro, estudante de Medicina, Dino Rodrigues, PT no Espaço Cardio Fitness, e Mariana Silva, nutricionista.

Nas palavras de Gonçalo Engenheiro “a ideia para a realização deste evento, surgiu as frequentadores do ginásio colocavam muitas questões sobre a nova moda da suplementação, demonstrando clara curiosidade em saber se, o que se publicita é de facto assim tão bom, e quais os riscos de a fazer. Assim e, como estudante de Medicina considerei que era meu dever contribuir para o esclarecimento da população, em particular, dos utilizadores do Espaço Cardio Fitness.”

A nutricionista Mariana Silva enfatizou que “atualmente, quase metade da população portuguesa tem excesso de peso, embora parece haver uma consciencialização cada vez maior da importância de uma composição corporal saudável, situação facilmente observada pelo aumento da afluência aos ginásios. Tanto no emagrecimento como no ganho de massa muscular, existem estratégias nutricionais fáceis de aplicar para alcançar mais eficientemente os objetivos traçados. Assim, seja qual for o objetivo a que propõe o utilizador do ginásio, o conhecimento, a força de vontade e a disciplina são as palavras de ordem! Como nutricionista e penacovense, considerei esta ação de extrema importância para a cultura nutricional da nossa população, daí ter prontamente aceitado o desafio.”

Já para os mais ativos, na parte física da ação, Dino Rodrigues e Jorge Dias, “o feedback dos participantes tem sido muito bom, sendo que muitos nunca tinham experimentado o Crossfit e adoraram esta experiência, referindo que querem que se repita mais vezes” salientou Dino Rodrigues.

Conforme salientou Ricardo Simões, Vereador com o Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Penacova, “o Espaço Cardio Fitness, inaugurado há cerca de um ano e meio pelo Município de Penacova, mostrou-se desde o primeiro dia, uma aposta ganha pelo sector do desporto do município e no prosseguimento das políticas de incentivo na área da  juventude, apesar de ter utilizadores com idades compreendidas entre os 16 e os 70 anos,  tendo no último ano registado cerca de 8000 entradas”.