Doçaria Conventual de Lorvão representada na Mostra Internacional de Doces e Licores de Alcobaça

O Município de Penacova apresentou na XIX Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais o livro “Doçaria Conventual de Lorvão” da autoria de Nelson Correia Borges. Esta atividade contou com a presença da Vereadora do Pelouro da Cultura, da Câmara Municipal de Alcobaça, o Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Humberto Oliveira, o autor, Nelson Correia Borges e Regina Anacleto, que apresentou o livro.

Esta obra apresenta um conjunto de receitas tradicionais. Nevadas, pastéis de Lorvão, palitos de Lorvão, morgados, milharós, tolos, queijinhos do céu, são algumas das cinquenta e uma doces tentações.

A Mostra Internacional de Doces & Licores Conventuais leva anualmente ao Mosteiro de Alcobaça milhares de visitantes. Este evento destaca-se entre os melhores eventos gastronómicos internacionais, pela sua qualidade, originalidade e identidade, respeitando o legado da cultura cisterciense. A doçaria conventual portuguesa tem origem em conventos e mosteiros, uma tradição de muitos séculos de história que engrandeceu a nossa gastronomia de reconhecimento internacional.

O júri de 2017 constituído por: Chef Justa Nobre, Chef Odete Silva, Amílcar Malhó, Chef Nelson Félix, Chef Ricardo Raimundo (doces); José Redondo, Sérgio Pires de Oliveira e Vasco d’Avillez (licores)  atribui uma menção honrosa às “Nevadas”, confecionadas pela pastelaria “O Mosteiro”, de Lorvão.