Espaço do Cidadão de Espinheira ao serviço da população

A localidade de Espinheira, na freguesia de Sazes do Lorvão, tem um novo Espaço do Cidadão.

Estar mais perto dos cidadãos, disponibilizando um conjunto de serviços com maior rapidez, economizando tempo nas deslocações são os objetivos deste novo balcão.

A nova instalação resulta da adesão do Município de Penacova à criação de uma rede de novos Espaços do Cidadão no país, formalizada mediante um protocolo assinado entre a Câmara de Penacova e a AMA - Agência para a Modernização Administrativa.

“O novo Espaço do Cidadão da Espinheira tem uma localização central, uma vez que abrange a população das freguesias de Sazes, Carvalho, Figueira de Lorvão e Penacova e, sem dúvida, aproxima a população de um conjunto de serviços da administração central”, explica Álvaro Coimbra, presidente da câmara.

Renovar a carta de condução, entregar documentos da ADSE, efetuar alterações ao Cartão do Cidadão, acesso a processos do IEFP, caderneta predial, requerimentos da CGA, são alguns dos serviços disponíveis.

“Para a população mais idosa é uma mais-valia, uma vez que evita deslocações maiores”, acrescenta Luís Pereira, presidente da junta de freguesia de Sazes de Lorvão.

Aberto ao público, nos dias úteis, das 09H00 às 13H00 e das 14H00 às 17h00, o Espaço do Cidadão de Espinheira disponibiliza, num único posto de atendimento, uma vasta gama de serviços da Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT), Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Ministério da Saúde - Serviços Partilhados, Direção-Geral do Consumidor (DGC), Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Instituto da Segurança Social (ISS), Caixa Geral de Aposentações (CGA), Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), Agência para a Modernização Administrativa (AMA).